Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Saiba como evitar acidentes com energia elétrica durante o uso de bombas d’água

Equatorial Alagoas dá dicas para utilização do equipamento de forma segura

Segundo dados da Abracopel no ano de 2020 foram registrados 22 casos de choque elétrico que resultaram em morte no país durante a utilização de bombas d'água

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) no ano de 2020 foram registrados 22 casos de choques elétricos no país, que resultaram em acidentes com morte durante a utilização de bombas d’água em residências.

Para orientar os alagoanos sobre a importância do manuseio desses equipamentos e prevenir que acidentes graves ou até mesmo fatais venham a acontecer, o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, separou algumas dicas que devem ser levadas em consideração pela população.

Segundo o executivo, antes de ligar a bomba na rede elétrica local, é muito importante verificar se está conectando o aparelho na voltagem correta. “A maioria das bombas d’água do mercado é monofásica. Mesmo as bombas bifásicas, em geral, não são automáticas e precisam que a voltagem seja escolhida através de uma chave seletora ou, em alguns casos, através da seleção dos cabos elétricos que serão conectados na rede”, esclarece Bruno.

O engenheiro explica ainda, que quando uma bomba d’água de 127V é ligada numa rede 220V, ela queima quase que imediatamente. Se, caso contrário, uma bomba d’água 220V for ligada numa rede 127V, embora não queime, ela não funcionará adequadamente ou, possivelmente nem ligará. O que é um erro muito comum acreditar que a bomba d’água está com problema em situações que, na verdade, há uma falha na seleção da voltagem na instalação da rede elétrica.

“Algumas pessoas têm a cultura de querer fazer instalações por conta própria devido à pressa, falta de tempo ou dinheiro e com isso acaba se aventurando achando que nada vai acontecer com ela, mas na eletricidade muitas vezes não há segunda chance. E também tem o descaso de profissionais que mesmo conhecendo os riscos não elaboram um plano de trabalho seguro”, complementa o executivo de segurança. 

Confira outras dicas importantes para evitar acidentes:

- Utilize uma fiação adequada que esteja completamente isolada e sem emendas;

- Verifique a ausência de tensão e instale o aterramento elétrico do equipamento;

- Use o equipamento somente ligado a um quadro de comando com disjuntor de proteção adequado;

- Faça o uso de luvas isolantes e ferramentas isoladas;

- Jamais entre na água quando a bomba estiver ligada;

Sempre dê preferência à profissionais qualificados, certificados, credenciados, que sabem exatamente que deve ser feito e como fazer;

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.