Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial reforça orientações de segurança para prevenir acidentes com eletricidade em ambientes com áreas molhadas

Cuidados devem ser redobrados em lugares que possuem piscinas como casas de praia, chácaras e clubes

Com a chegada do verão, o aumento das temperaturas e o período em que boa parte das crianças e adolescentes se encontram de férias é comum que as famílias se reúnam e busquem atividades de lazer como banhos de piscinas, duchas e praia para se refrescarem e aproveitarem o tempo de descanso. Mas para não tonar o momento de diversão uma ocasião indesejada é preciso seguir à risca algumas orientações para evitar acidentes envolvendo eletricidade em ambientes com áreas molhadas.

Para os banhistas que não abrem mão do bom e velho som na beira da piscina a orientação é instalar o equipamento em um lugar seguro, distante da área molhada, com cabos totalmente protegidos e sem emendas, além de garantir que pessoas não acessem essa passagem.  Ou o mais indicado, optar pela utilização de aparelhos de som que funcionam à base de pilhas e bluetooth.

Segundo o engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Rodolpho Ribeiro, jamais se deve manusear o aparelho de som, que esteja ligado à tomada, com o corpo molhado e é importante também ficar atento ao uso do aparelho celular caso ele precise ser carregado, considerando que muitas pessoas possuem o hábito de levar uma extensão para próximo da piscina. O engenheiro explica que ato de plugar ou retirar o carregador da tomada, com o corpo molhado, pode resultar em choque grave ou até mesmo fatal.

“Em toda residência é necessário observar se existem fios expostos ou descascados, mas isso merece atenção especial em instalações elétricas de casas de praia ou de campo, já que as crianças costumam circular mais livremente por essas áreas. Além disso, os pequenos não devem ter acesso a instalações de bombas d´água elétricas. Somente os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essa área”, destaca Rodolpho.

Alerta para uso de geladeiras, freezers e churrasqueiras elétricas

Entre as orientações, está a de não utilizar a geladeira com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer outro tipo de eletrodoméstico como freezer e churrasqueira elétrica com o corpo úmido ou molhado.

“Muitas vezes no momento de diversão bate aquela sede e a pessoa acaba se descuidando, abrindo o refrigerador ou o freezer logo ao sair da piscina e é isso muito perigoso. Ou até mesmo um aparelho pode apresentar defeito e é importante evitar ligações improvisadas que aumentam o risco de acidentes. O ideal e procurar um profissional capacitado para resolver o problema e jamais tentar consertá-lo por conta própria”, reforça Ribeiro

O que fazer em caso de acidentes?

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica nesses ambientes, a Equatorial orienta desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento que atende pelo número 0800 082 0196.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.