Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial explica passo a passo para solicitação e instalação de energia solar

Serviço pode ser requerido por meio do site al.equatorialenergia.com.br de forma simples e prática

Com o propósito de orientar os alagoanos que desejam solicitar a instalação de energia solar em seu imóvel, a Equatorial Alagoas separou dicas importantes sobre como funciona o primeiro passo de homologação junto à Distribuidora, bem como quais são os procedimentos padrões realizados para a execução do serviço de forma prática, eficiente e com total segurança em todo processo regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A companhia de energia elétrica explica, que o serviço para utilização de energia solar é feito a partir da contração, por parte do cliente interessado, de empresas especializadas que serão responsáveis por apresentar à Distribuidora um projeto técnico para solicitar um parecer de acesso ao imóvel e em seguida a instalação da placa solar.

O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, explica a importância da autorização junto à concessionária. “A homologação de um sistema de energia solar é importante pois garante a segurança dos técnicos no momento de instalação do projeto fotovoltaico e dos consumidores que residirão (no caso da instalação em casas), ou trabalharão (no caso de estabelecimentos comerciais e indústrias), sob as placas solares. Os regulamentos proporcionam o bem-estar e proteção, bem como as funcionalidades do sistema, que deverá operar entre 25 e 30 anos, devido à sua longa durabilidade”.

O gerente também alerta os clientes, que antes de contratarem a empresa especializada e que executam os projetos que são submetidos à Distribuidora, verifiquem se a empresa possui profissionais habilitados junto ao Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL). “É essencial que o cliente observe o histórico da empresa e dos profissionais antes de contratá-los para evitar problemas futuros e garantir a tranquilidade na hora de solicitar o serviço de geração distribuída”, destaca o gerente. 

Como o serviço pode ser solicitado junto à Equatorial?

O responsável técnico poderá acessar o site oficial da Equatorial Alagoas na aba “Geração Distribuída” e por meio deste canal, é possível efetuar diretamente a solicitação de acesso à Micro/Minigeração, solicitar a vistoria/ligação, bem como acompanhar cada etapa do processo de conexão. (https://al.equatorialenergia.com.br/sua-conta/mini-e-micro-geracao/)

Após a aprovação do parecer, o sistema solar é montado pela empresa contratada e na sequência é feita a solicitação de uma vistoria e conexão junto à concessionária. A partir daí técnicos da Equatorial vão até a unidade consumidora e fazem a substituição do medidor comum, por um medidor bidirecional, cuja função será a de apurar a geração de energia e o consumo.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses.

Carlos explica também, que há possibilidade do consumidor utilizar esses créditos em outras unidades previamente cadastradas dentro da mesma área de concessão e caracterizada como autoconsumo remoto, geração compartilhada ou integrante de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, como é o caso de condomínios. 

Com relação às tarifas a serem pagas pelos consumidores que optarem por utilizar a energia solar, a Equatorial Alagoas ressalta que as tarifas são as mesmas para qualquer classe, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Mesmo que o cliente gere mais do que ele consome, ele irá pagar a taxa mínima e os tributos estaduais, federais e municipais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 21/03/2022

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.