Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial e Fetag/AL celebram termo de cooperação para ampliação do cadastro da Tarifa Rual

Equatorial e Fetag/AL celebram termo de cooperação para ampliação do cadastro da Tarifa Rual

Assinatura aconteceu na manhã desta quinta-feira (02), na sede da Federação

Em Alagoas, 37 mil unidades consumidoras residenciais já possuem o subsídio e cerca e 80 mil tem direito ao desconto, mas ainda não usufrui.

Com o objetivo de proporcionar o compartilhamento de dados para identificação e inclusão de novos beneficiários no Programa Tarifa Rural de energia elétrica, a Equatorial Alagoas e a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL), assinaram um termo de cooperação técnica para fortalecer a parceria que irá mudar a vida de muitos alagoanos que residem ou trabalham na área rural.

O convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira (02), com a participação de representantes da distribuidora, dirigentes da Federação e integrantes de sindicatos de 42 municípios. O termo de cooperação assinado, possibilita a ampliação do número de cadastros de famílias na tarifa rural para os produtores do estado, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O benefício, regulamentado pela Resolução nº 414/2010 da ANEEL, concede desconto de 24% na conta de energia para moradores e trabalhadores rurais, que possuem unidades classificadas como rural.

Na ocasião, o superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, dialogou com os presentes, esclareceu dúvidas e destacou que desde que a distribuidora assumiu a concessão em março de 2019, tem feito um trabalho muito forte de divulgação e incentivo ao cadastro da Tarifa Social e Tarifa Rural, firmando parcerias importantes com instituições e prefeituras. Além disso, agradeceu a todos pela oportunidade do espaço, para que de forma conjunta, seja possível promover ao estado de Alagoas a tarifa adequada para aqueles que têm direito ao desconto e que ainda não usufruem do benefício. 

“Tenho certeza que, principalmente nesse momento pós-pandemia, essa ação fará a diferença na vida e no processo produtivo dessas pessoas. Reforço aqui o nosso compromisso com o estado de Alagoas de investir e melhorar a infraestrutura da rede elétrica para que o estado possa atrair os investimentos necessários que contribuam com o crescimento da economia. Contamos com o apoio de cada um de vocês para que juntos possamos ampliar esse benefício a todos que têm direito”, enfatizou o superintendente.  

Durante a celebração do termo, o presidente da Fetag/AL, Givaldo Teles, agradeceu a distribuidora pela parceria e reforçou o que a celebração do termo de cooperação representa para o agricultor familiar. 

“É uma satisfação imensa poder realizar a assinatura desse termo de cooperação da Tarifa Rural junto à Equatorial Alagoas e aos 42 municípios alagoanos que estão conosco aqui hoje. É muito importante nesse momento a adesão ao benefício, pois muito mais que um desconto estaremos levando o pão para a mesa do povo alagoano”, comemora o presidente da federação em Alagoas, Givaldo Teles.

Em Alagoas, 37 mil unidades consumidoras residenciais já possuem o subsídio e cerca e 80 mil tem direito ao desconto, mas ainda não usufrui. Com o termo de cooperação firmado, os integrantes que são sindicalizados à Fetag e atuam de forma descentralizada no estado, receberão um treinamento feito pela Equatorial Alagoas para poder contribuir com o cadastro dos futuros beneficiários.

Para receber o desconto da Tarifa Rural, a unidade consumidora deve estar localizada em área rural, e para realizar o cadastro, o titular da conta de energia precisa portar o documento que comprove atividade rural.

Confira a documentação necessária para ter acesso ao benefício:

RG, CPF e uma conta de energia atualizada acompanhada de qualquer um dos seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira de Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Comprovante de Recebimento de benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), como aposentadoria na situação de trabalhador rural; Declaração (DAP) ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), emitida por uma agência ou secretaria estadual.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.