Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

Equatorial dá dicas de segurança para evitar choques elétricos em casos de alagamentos

Para evitar acidentes graves ou até mesmo fatais, primeiro passo é realizar o desligamento do disjuntor geral do imóvel

Em decorrência do volume de chuva que está atingindo a capital maceioense e outras cidades no interior de Alagoas, os cuidados com eletricidade em casos de alagamentos nas residências devem ser redobrados. Focada na segurança dos clientes, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre como agir com cautela para evitar acidentes graves e até mesmo fatais com a população. 

Em casos de enchentes no imóvel, o primeiro passo é realizar o desligamento do disjuntor geral. Isso deve acontecer, assim que o morador perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Jamais se deve tocar ou ligar os aparelhos eletrônicos que estiverem molhados, para evitar choques elétricos. Manter a energia elétrica em funcionamento dentro de ambientes alagados é um risco.

O engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Rodolpho Ribeiro, ressalta que os cuidados se tornam ainda mais necessários com a maior permanência dentro de casa devido ao isolamento social para a prevenção da Covid-19. O especialista também destaca a importância das instalações elétricas estarem em perfeito estado. “Um fio desemcapado em um alagamento dentro da residência pode gerar uma situação muito grave. Por isso recomendamos que um eletricista faça a verificação dessas instalações”, explica Rodolpho.

Após a redução da água, o morador deve procurar um eletricista para revisar toda a rede interna antes de religar os equipamentos elétricos. Também não é recomendado testar se o eletrodoméstico está funcionando, sem o auxílio de um especialista. 

Confira outros cuidados de segurança:

– Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;

– Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool ou similares;

-  Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

– Não deixe extensões ou cabos elétricos em contato com a água;

- Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios;

- Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos

elétricos em tomadas instaladas ali;

- Jamais utilize o celular conectado ao carregador

Em casos de emergência, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial Alagoas por meio da Central de Atendimento pelo número 0800 82 0196.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.