Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial alerta para necessidade de informar aumento de carga de energia elétrica nas unidades consumidoras

Ação previne acidentes e contribui para um fornecimento de energia elétrica com qualidade em residências, comércios e indústrias

Para garantir segurança, confiabilidade e a qualidade no fornecimento de energia alguns cuidados com a rede elétrica são essenciais. Um motivo comum para oscilação e interrupção do fornecimento de energia, curtos-circuitos e até incendidos em domicílios, pontos comerciais e outras estruturas é a sobrecarga. Para evitar que ocasiões indesejadas como essas venham a acontecer, é importante que os clientes informem à Equatorial quando ocorrer aumento de carga na unidade consumidora. 

De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, é necessário que essa informação seja repassada a concessionária quando houve reformas com ampliação da unidade ou mudança de classe de consumo. “Um exemplo é quando uma casa deixa de residência e passa a funcionar como um ponto comercial, pousada, mercadinho e outros”, explica o gerente.

Essa prática pode comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica, já que as instalações internas não estão adequadas para a atividade a qual será exercida pela unidade. Além disso, a rede externa também precisa ser dimensionada de acordo com o tipo de carga compatível com o que o cliente irá receber.  

“O ideal é que o planejamento elétrico prévio comece já no momento da construção dos imóveis. Porém, muitos consumidores principalmente aqueles de alta tensão que possuem comércios ou indústrias passam a realizar o aumento de carga à revelia da Distribuidora que acaba provocando vários prejuízos já que os mesmos utilizam a energia de forma intensiva”.

Quando a declaração de carga é feita de forma correta, a companhia de energia elétrica pode fazer o dimensionamento da rede de distribuição (dos transformadores e dos cabos) necessária para atender adequadamente a unidade consumidora, mantendo assim a qualidade da energia recebida e a segurança.

“Ao solicitar a ligação nova de uma unidade consumidora o cliente declara uma carga para a concessionária que disponibiliza a energia conforme a necessidade relatada pelo cliente naquele momento, de forma a assegurar a qualidade necessária para que os equipamentos listados por ele funcionem. Quando o cliente amplia sua carga comprando mais aparelhos eletroeletrônicos ou até mesmo maquinários é preciso informar a Equatorial e a declaração de carga incorreta pode trazer vários impactos”, destaca o gerente.

No caso de ampliações, Carlos explica, que é fundamental que o consumidor procure um eletricista particular para fazer uma vistoria do imóvel e a mudança nas instalações elétricas internas para ficar compatível com a sua necessidade.

Morais reforça ainda,que a declaração de carga não tem impacto no valor cobrado na conta de luz. Pois o valor da conta está ligado a quantidade de energia elétrica consumida junto a tarifa da unidade conforme classificação (comercial, residencial, industrial), sendo a leitura do consumo realizada mensalmente. Portanto, declarar a carga só beneficia o cliente, que terá energia de qualidade em casa ou no seu negócio sem prejudicar os outros clientes da região e a rede elétrica da Distribuidora.

Como informar à Equatorial a necessidade do aumento de carga?

A Equatorial orienta que comunicação deve ser feita nas agências de atendimento presencial da Distribuidora, localizadas nos 102 municípios alagoanos. Ao se dirigir até um posto de atendimento, o cliente deve ter em mãos seus documentos pessoais como CPF e RG e código da sua unidade consumidora e durante o atendimento ele irá declarar a necessidade do aumento/alteração de carga.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 04/04/22

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.