Pague faturas da Equatorial Alagoas no cartão

Equatorial alerta para cuidados com fogos de artifício próximo a rede elétrica

Utilização de artefatos pode provocar acidentes graves e comprometer o fornecimento de energia

Em caso de acidentes, os clientes devem acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

Mesmo longe das grandes festas e aglomerações alusivas ao São João, em virtude da pandemia, muitas pessoas não abrem mão dos costumes e comemorações que são marcadas pela compra e manuseio dos famosos fogos de artifícios. Pensando nisso, preocupada com o bem-estar dos seus clientes, a Equatorial Alagoas separou algumas dicas que devem ser seguidas à risca para evitar acidentes graves ou até mesmo fatais, além de situações que comprometam o fornecimento de energia elétrica.

Apesar do encantamento com a explosão de cores e luzes que os artefatos provocam, durante o uso, é fundamental que os alagoanos tenham cautela e responsabilidade. Por isso, jamais se deve soltar fogos na direção de postes de rede elétrica ou condutores. Com o calor, o ato pode causar a dilatação dos fios, curtos-circuitos e rompimento dos cabos.

O executivo da área de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, reforça que a relação entre fogos de artifício e a fiação elétrica é bastante delicada e requer o máximo de cuidado. “Os riscos associados ao uso de fogos de artifício próximos a rede de energia incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de luz e a vida de pessoas, por isso é fundamental manter distância”, explica.   

Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica:

Em caso de acidentes, o local deve ser isolado para que não haja aproximação de pessoas. E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. A melhor forma de ajudar, é ligar para emergência no 193 ou 192 e acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

A distribuidora lembra ainda, que acender fogueiras está proibido em Alagoas. Outra orientação importante, é ficar atento ao uso de álcool, que é um produto inflamável, e devido à pandemia da Covid-19 a utilização em casa cresceu. Seja ele em gel ou líquido, a maioria da população busca ter um frasco em casa para higienizar ambientes e se proteger do vírus. Ter atenção durante o uso e o armazenamento é essencial para evitar acidentes.

Confira outras dicas de segurança:

As bombas e fogos devem ser comprados somente em locais autorizados e devem ter selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Nunca deixe os explosivos no bolso;

Jamais acenda bombas próximo a face;

Não estoque fogos em sua casa;

Nunca acenda bombas e rojões na mão;

Se o foguete falhar não tente acender de novo;

Solte um fogo por vez e ao ar livre;

Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.