Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial Alagoas reforça cuidados com a instalação de antenas próximas à rede elétrica

Choques são uma das principais ocorrências decorrentes do manejo inadequado desses equipamentos; região nordeste lidera casos no país, segundo Abracopel

O começo do ano é o período em que as pessoas aproveitam para descansar e tirar férias, em especial nos meses de janeiro e fevereiro. Devido a pandemia da covid-19, muitas famílias têm buscado atividades de lazer que possam ser realizadas dentro da própria casa. Assistir filmes, novelas, séries e jogos de futebol, por exemplo, podem ser boas opções de entretenimento. Por isso, um serviço que registra alta procura nesta época do ano é o de instalação de antenas.

Mas é preciso ficar atento à realização dessa atividade, que deve ser feita de forma segura e responsável. A Equatorial Alagoas dá dicas para a instalação correta de antenas e chama atenção para a importância de contratar um profissional experiente e qualificado para evitar acidentes e não colocar vidas em risco.

Distanciamento mínimo da rede elétrica pode evitar acidentes fatais

Segundo o executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, a instalação de antenas precisa respeitar uma distância mínima de três metros da rede elétrica em relação ao circuito. “O equipamento deve ser afixado longe da fiação de energia do imóvel e da rede elétrica que passa na rua. Além disso, em períodos chuvosos, com raios ou ventos, deve ser evitada a instalação da antena, já que o risco de quedas e choques elétrico aumenta consideravelmente”, diz.

Sendo o choque elétrico uma das principais ocorrências decorrentes da instalação incorreta de antenas, dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que a região nordeste lidera o número de casos desse tipo de acidente no país com 294 mortos, o que corresponde a 43% do número total de óbitos no Brasil. O relatório de 2021 da Abracopel mostra, ainda, que Alagoas contabilizou 20 mortes apenas no ano de 2020.

“A negligência e o desconhecimento dos riscos levam profissionais ou até mesmo pessoas leigas em eletricidade a se aventurarem e, consequentemente, os acidentes podem ser fatais. É de extrema importância respeitar a distância mínima de segurança de rede e também se certificar que, mesmo em caso de queda, os equipamentos não irão trocar ou se aproximar dos fios elétricos”, reforça Bruno Pimentel.

A Equatorial Alagoas orienta que, se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é ligar para a emergência no 193 ou 192 e acionar a Distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

Dicas que funcionam

Confira outras dicas da Equatorial para garantir a sua segurança e a segurança da sua família durante a instalação de antenas:

•       Jamais arremesse cabos sobre a rede elétrica, mesmo encapados. A capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;

•       Garanta que a instalação da antena seja feita longe de para-raios e não interligue o cabo aos condutores elétricos;

•       Durante a instalação, não utilize materiais flexíveis como bambus e canos de PVC, ferro e alumínio, pois há risco de perda de equilíbrio e consequente queda ou toque a rede elétrica;

•       Se a antena cair na rede elétrica, não tente segurá-la ou recuperá-la, já que as tensões variam entre 127 e 13.800 volts e pode gerar choque elétrico.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 03/02/2022

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.