Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial Alagoas inicia trabalho de conscientização para o combate a queimadas de cana-de-açúcar próximas à rede elétrica

Distribuidora deu início ao ciclo de visitas em usinas que atuam no estado, alertando os prejuízos causados pelo fogo

Esta semana, foi a vez da usina Porto Rico, receber orientações repassadas pela equipe técnica da distribuidora

Com a chegada do período de estiagem no estado e com o propósito de fortalecer a parceria junto às usinas de cana-de-açúcar e promover ações de conscientização, a Equatorial Alagoas deu início ao ciclo de visitas nas indústrias para fazer o alerta sobre os prejuízos ocasionados pelas queimadas próximas à rede elétrica.

Esta semana, foi a vez da usina Porto Rico, localizada no município de Campo Alegre, receber as orientações repassadas pela equipe técnica da distribuidora, para que a colheita possa ser realizada sem provocar prejuízos ao meio ambiente e nem perdas aos clientes que necessitam do fornecimento de energia, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.

Durante o encontro que contou com a presença de representantes da usina e foi conduzido pelo engenheiro de manutenção da Equatorial Alagoas, Manoel Pinheiro, foi apresentado um levantamento o qual aponta que na safra 2020-2021, que acontece entre os meses de setembro e março, foram registradas 22 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas de cana-de-açúcar, afetando 136.435 clientes em 23 cidades alagoanas. Só no município de Coruripe, foram registradas 12 suspensões.

O engenheiro da distribuidora explica, que as usinas possuem um papel fundamental no combate a queimadas e que os danos não ocorrem apenas se o fogo alcançar os cabos. “O calor das chamas embaixo das linhas danifica os isoladores, provocando curtos-circuitos e o rompimento dos cabos, interrompendo o fornecimento de energia. O fogo ainda pode danificar vários postes e impedir o trabalho das equipes técnicas, fazendo com que o serviço para recompor as estruturas leve horas ou até dias para ser concluído”.

Na oportunidade, o gerente agrícola da indústria Porto Rico, Luiz Eugênio, agradeceu a Equatorial Alagoas pelo momento junto aos demais funcionários da usina e ressaltou que mesmo havendo situações em que os incêndios são provocados de forma criminosa, os cuidados com as queimadas nos canaviais são fundamentais e a indústria está disposta a colaborar, reforçando que essa é uma preocupação da direção e de todos os colaborares para que as medidas necessárias sejam adotadas em contribuição para a redução desse tipo de ocorrência.

Além da usina Porto Rico, estão no cronograma de visitas da distribuidora ações voltadas para as seguintes empresas: Seresta/Impacto Bioenergia, Coruripe, Marituba, Paisa, Santa Clotilde, Triunfo, Caetés, Uruba/Copervales, Pindorama, Terra Nova, Serra Grande, Santo Antônio, Santa Maria, Utinga Leão e Sumaúma.   

A Equatorial reforça ainda, que é possível fazer plantações próximas a rede elétrica, porém é preciso seguir as recomendações abaixo:

  • => Não realizar queimadas embaixo da rede de energia. Elas são proibidas;
  • => A colheita de cana-de-açúcar abaixo da rede deve ser feita com a cana crua, sem queimar a plantação;
  • => Para plantar e realizar queimadas, é necessário manter uma distância de 15 metros de cada lado entre a plantação e a rede da Equatorial e realizar o aceiro, que são aberturas na vegetação que atuam como barreira para retardar ou impedir o progresso de incêndio florestal, de no mínimo 3 metros;
  • => Se a plantação for próxima a uma subestação da distribuidora, é preciso respeitar o limite mínimo de 100 m de distância;
  • => Produtores de cana devem informar à concessionária o cronograma de queimadas. Elas só podem ser realizadas após autorização do Instituto de Meio Ambiente (IMA).

A população também pode ajudar, denunciando qualquer queimada embaixo da rede elétrica, fazendo esse registro na Central de Atendimento, através do telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e pode ser originada de celular

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.