Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Equatorial Alagoas conduz Workshop em parceria com o Crea e a Aprel para profissionais de empresas de geração distribuída

Evento teve como principal objetivo esclarecer dúvidas e alinhar procedimentos técnicos

Evento que foi realizado no auditório do Crea, foi conduzido por representantes de áreas técnicas e comerciais da Equatorial

A Equatorial Alagoas em parceria com o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) e a Associação dos Profissionais de Eletroeletrônica de Alagoas (Aprel/AL), realizou na tarde desta terça-feira (30), um Workshop de Geração Distribuída, com o objetivo de disseminar informações sobre o tema para profissionais que atuam em empresas especializadas e executam projetos que são submetidos à Distribuidora, para atender aos clientes que desejam fazer o uso de placa solar e ter um abatimento no consumo de energia.

O evento, que foi realizado no auditório do Crea, foi conduzido por representantes de áreas técnicas e comerciais da Equatorial, que apresentaram como é o processo de atendimento e os prazos que precisam ser cumpridos pelas empresas que oferecem o serviço para apresentação de projetos junto à concessionária.

Também foram abordados no encontro a forma como é faturada a conta de energia dos consumidores que optam pelo uso da placa solar, bem como o aprimoramento de procedimentos e esclarecimentos de dúvidas por parte dos participantes.

Preocupado com a capacitação dos profissionais que integram essas empresas e com o atendimento ao consumidor alagoano, o gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, ressaltou a importância do Workshop e agradeceu a parceria junto ao Crea e a Aprel.

“Uma excelente oportunidade para debater e consolidar conhecimentos, além de nos aproximarmos dessas empresas com o objetivo de dar celeridade ao atendimento dos nossos clientes que fazem a contratação de um sistema de microgeração para poder trazer uma redução na sua conta de luz”

“Aproveitamos para fazer alguns alinhamentos técnicos, explicamos como a conta é faturada, como é feita a compensação e a disposição de crédito. Por meio dessa parceria, estaremos proporcionando benefícios para que o cliente da Equatorial possa ter tranquilidade na hora de contratar o serviço de geração distribuída”, complementa Morais.

Na oportunidade, a presidente do Crea, Rosa Tenório, agradeceu a parceria com a Equatorial e destacou que o conselho está de portas abertas para que outros momentos como esse sejam realizados, para estreitar cada vez mais o laço entre as partes envolvidas na temática.

Sobre o processo de instalação de placa solar

A Equatorial Energia Alagoas esclarece que o serviço para utilização de energia solar é feito a partir da contração, por parte do cliente interessado, de empresas especializadas que serão responsáveis por apresentar à Distribuidora um projeto técnico para solicitar um parecer de acesso ao imóvel e seguida a instalação da placa solar.

Após a aprovação deste parecer, o sistema solar é montado pela empresa contratada e na sequência é feita a solicitação de uma vistoria e conexão junto à concessionária. A partir daí técnicos da Equatorial vão até a unidade consumidora e fazem a substituição do medidor comum, por um medidor bidirecional, cuja função será a de apurar a geração de energia e o consumo.

A energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses.

Vale destacar, que há possibilidade do consumidor utilizar esses créditos em outras unidades previamente cadastradas dentro da mesma área de concessão e caracterizada como autoconsumo remoto, geração compartilhada ou integrante de empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras, como é o caso de condomínios.  

Com relação às tarifas a serem pagas pelos consumidores que optarem por utilizar a energia solar, a Equatorial Alagoas ressalta que as tarifas são as mesmas para qualquer classe, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Mesmo que o cliente gere mais do que ele consome, ele irá pagar a taxa mínima e os tributos estaduais, federais e municipais. 

Em caso de dúvidas ou mais informações, os clientes poderão acessar o site oficial da Equatorial Alagoas na aba “Geração Distribuída”. Por meio deste canal, é possível efetuar diretamente a solicitação de acesso à Micro/Minigeração, solicitar a vistoria/ligação, bem como acompanhar cada etapa do processo de conexão. (https://al.equatorialenergia.com.br/sua-conta/mini-e-micro-geracao/).     

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.