Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Eficiência Energética: Equatorial dá dicas de como economizar energia em áreas comuns

Com medidas simples, condomínios, empresas e centros comerciais também podem se beneficiar com a redução no valor da conta de luz

Elevadores antigos e sem reparos periódicos podem consumir mais energia

Muito se fala em economia de energia elétrica. Em residências, as pessoas têm buscado maneiras de otimizar o consumo para equilibrar as contas no final do mês. Mas, ao contrário do que possa parecer, o uso responsável e consciente da energia também pode se estender para outros ambientes, como áreas comuns de condomínios, empresas e centros comerciais por exemplo. 

De acordo com Carlos Morais, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, com iniciativa e planejamento, é possível reduzir o valor da conta de luz adotando medidas simples e eficazes que podem fazer a diferença no dia a dia.

Cuidados no uso do elevador

Em condomínios e edifícios corporativos, o elevador é o meio de transporte mais utilizado pelas pessoas. Mas é preciso ficar atento a alguns fatores que impactam no seu funcionamento e no valor da conta de luz. O primeiro é a manutenção.

“Elevadores antigos e sem reparos periódicos podem consumir mais energia. O ideal é realizar a manutenção sempre que possível”, aconselha Carlos Morais. Durante a vistoria, aspectos como lubrificação, alinhamento do motor e tensão das correias serão avaliados.

Em ambientes que contam com mais de um elevador, uma dica que pode funcionar é desligar um deles em horário de menor movimento. Estando desligado, a luz da cabine não é acionada, o que contribuiu para o uso racional da energia elétrica.

“Os condôminos que moram ou trabalham nos andares mais baixos podem ser estimulados a utilizar as escadas, o que também traz benefícios à saúde”, complementa o executivo.

Iluminação em garagens e sensores de presença em halls e corredores

Em garagens, a Equatorial orienta alternar as luminárias entre uma acesa e outra não. “Assim, a garagem continuará iluminada, porém com uma redução dos gastos com energia elétrica”, destaca. Mas não abra mão de lâmpadas potentes e que possuem alto fluxo luminoso. Elas garantem a segurança das pessoas e dos veículos que circulam no local. Luminárias de LED são opções de iluminação que aliam economia e funcionalidade.

Em condomínios e centros comerciais, também pode ser interessante a utilização de sensores de presença, que são equipamentos que permitem que a luz acenda apenas nos momentos em que o aparelho detecta algum tipo de movimento.

“Instale os sensores em locais estratégicos, como pátios, corredores e halls. O aparelho é especialmente útil nos horários que possuem fluxo baixo de pessoas e, por esse motivo, não demanda o uso constante da energia”, orienta o profissional da Equatorial.

Eficiência Energética na prática

Thyago Correia atua como síndico profissional há quatro anos e é responsável pela gestão de sete condomínios em Maceió. Ele é prova de que essas dicas funcionam na prática.  Para o síndico, a gestão financeira é um dos principais desafios quando se fala em gestão condominial e, por isso, tem apostado em alternativas para a diminuição de custos.

“O uso consciente da energia elétrica é fundamental nesse processo. Uma das medidas que tenho adotado é programar o funcionamento dos elevadores observando horários de menor e maior fluxo de pessoas. Também priorizo o uso de lâmpadas e refletores de LED em pontos estratégicos em áreas comuns, além do uso de sensores de presença com temporizadores, por exemplo”.

Confira outras dicas:

  • Evite pintar paredes de áreas comuns com cores escuras, pois elas podem exigir lâmpadas mais fortes e, consequentemente, demandam maior consumo de energia elétrica;
  • Verifique a incidência de vazamentos de água e alerte condôminos, clientes e funcionários para o controle sobre os gastos em cada sala ou apartamento. A economia de água pode ajudar a diminuir o consumo de luz e o valor da conta no fim do mês.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.