Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

E+ Luzes na Cidade: Equatorial e prefeitura de Chã Preta assinam convênio para reduzir consumo da iluminação pública

Projeto de eficiência energética com investimento de quase R$ 300 mil irá gerar uma economia de quase 50%   

A Equatorial Alagoas assinou na manhã desta sexta-feira (11), mais um convênio pelo projeto E + Luzes na Cidade. Dessa vez, o benefício da eficiência energética irá para a Prefeitura de Chã Preta, que receberá 200 lâmpadas eficientes, para serem instaladas em ruas e espaços públicos da cidade. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na comemoração dos 60 anos de Emancipação Política do município.

A parceria é resultado da Chamada Pública de Projetos 001/2021 de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que prevê o investimento de quase R$ 300 mil. Os pontos onde serão trocadas as novas luminárias foram definidos, a partir de Diagnóstico Energético, e receberão tecnologia de LED para garantir a maior eficiência com o menor consumo de energia.

De acordo com a área de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, estima-se que com a implantação destas lâmpadas de LED na iluminação pública, a economia geral do município chegará a 142.332 kWh/ano, que equivale a 11.861 kWh/mês. Uma economia de quase 50% em relação ao consumo atual do município.

Durante a assinatura do termo, o prefeito Maurício Holanda agradeceu a Equatorial Alagoas e parabenizou a empresa pela realização de projetos que incentivam o consumo consciente, que ajudam no desenvolvimento do município e trazem qualidade de vida para a população.

O presidente da Equatorial, disse que “esse é um projeto que além de trazer uma melhor iluminação para a cidade gera um consumo consciente. Com a economia trazida pelas novas lâmpadas econômicas sobrarão recursos para que a prefeitura possa investir em outras melhorias para o município de Chã Preta”, disse o presidente da Equatorial.

Ampliação do cadastro na Tarifa Social

Durante a solenidade, também foi renovado o convênio junto à prefeitura para ampliação do cadastro de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que oferece desconto de até 65% na conta de luz. Atualmente, cerca de 700 consumidores de Chã Petra já recebem o benefício, mas a distribuidora continua na busca ativa daqueles consumidores que atendem os critérios, mas que ainda não estão inscritas no programa criado para assistir famílias de baixa renda.

Sobre a responsabilidade de iluminação pública

A Equatorial Alagoas ressalta, que a responsabilidade pela ampliação e manutenção da iluminação pública nos municípios é de competência das prefeituras. A distribuidora atua como um agente arrecadador da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e que os valores são definidos e aprovados pela Câmara Municipal. A Equatorial recolhe o que é pago na conta de energia e repassa integralmente às prefeituras municipais.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 11/03/2022

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.