Pague faturas da Equatorial Alagoas no cartão

Dia Mundial da Energia: Equatorial Alagoas orienta sobre consumo consciente e importância de evitar o desperdício para o bem do planeta

Mudança de hábitos gera economia para o consumidor e contribui para o desenvolvimento sustentável

Com mais tempo em casa, é preciso prestar atenção à alguns hábitos que podem refletir no aumento do valor da conta de luz

A energia transforma nossa vida e está ligada ao nosso cotidiano. Neste sábado (29), o Dia Mundial da Energia conscientiza a população sobre a importância do consciente da energia elétrica e também chama atenção para a necessidade de evitar o desperdício para o bem do planeta e das futuras gerações.

Completado pouco mais de um ano de pandemia, as orientações dos órgãos de saúde permanecem as mesmas e o distanciamento social continua sendo uma medida importante para evitar a disseminação da covid-19.

Com mais tempo em casa, é preciso prestar atenção à alguns hábitos que podem refletir no aumento do valor da conta de luz. Além de não pesar no bolso, o consumo racional da energia elétrica também evita a perda de recursos naturais, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.

Dicas que funcionam

O Líder de Operações do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas (PEE), Edmilson Santos, dá algumas dicas que podem ajudar a não desperdiçar energia elétrica.

Ele elenca algumas atitudes que podem fazer a diferença no dia a dia: reduzir o tempo de banho em chuveiro elétrico, acumular roupa o suficiente para utilizar a máquina de lavar e o ferro de passar uma única vez, realizar a limpeza do filtro do ar-condicionado sempre que possível e desligar o modo de espera dos equipamentos, retirando-os da tomada quando não estiverem em uso.

Além de seguir essas orientações, também é importante ficar atento a lâmpadas e geladeiras que, se utilizadas de maneira correta e consciente, podem gerar uma economia considerável na conta de luz e contribuir com o meio ambiente.

Energia para melhorar a vida das pessoas

Por meio da plataforma E+, Programa de Eficiência Energética chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Equatorial Energia Alagoas realiza a troca de lâmpadas obsoletas por lâmpadas de LED em residências, empresas e espaços públicos. A iniciativa pode proporcionar uma economia de energia de cerca de 40% em comparação com as soluções de iluminação tradicionais, como as lâmpadas fluorescentes.

Na fatura, as lâmpadas representam uma média de 20% do consumo mensal em uma residência com quatro pessoas.

A distribuidora também tem realizado o sorteio e troca de geladeiras para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação consiste em trocar uma geladeira antiga, com alto consumo de energia e que esteja em funcionamento, para receber uma nova.

O Líder de Operações PEE dá dicas para fazer uso do refrigerador com responsabilidade: a primeira é nunca usar a parte traseira do eletrônico para secar panos, roupas e sapatos, e a segunda revisar borrachas de vedação da porta sempre que possível.

“A energia elétrica é uma das maiores conquistas da humanidade, tanto pelas suas infindáveis utilidades, quanto pela eficiência na geração e no uso. Mais do que nunca, é preciso repensar nossas atitudes, afinal, o que fazemos hoje reflete em nosso amanhã. Por isso, a melhor solução é preservar”, finaliza o gestor. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.