Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Descanso seguro: Equatorial reforça a importância da revisão nas instalações internas de casas de praia

Manutenção jamais deve ser feita por conta própria e sim com o auxílio de um profissional capacitado  

O mês de fevereiro chegou e muitos alagoanos já estão se programando para passar o período de carnaval nas regiões litorâneas. E para aqueles que irão optar por dias de descanso em casas de praia, longe de aglomerações, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre a importância da manutenção preventiva nas instalações internas do imóvel, para garantir a segurança de toda a família e prevenir acidentes.

O executivo de segurança da companhia de energia elétrica, Bruno Pimentel, reforça a dica da manutenção interna principalmente devido a ação da maresia. Fios desencapados ou danificados e emendas expostas merecem uma atenção especial para que sejam providenciadas a substituição o mais rápido possível. Bruno também orienta os clientes a não realizarem nenhuma ação sem a presença de um profissional de confiança e devidamente capacitado. Lembrando que para executar a revisão o circuito elétrico da casa deve estar totalmente desligado através do disjuntor.   

“Sabemos que muitas casas de praia ficam fechadas boa parte do ano. Então, se você tem a sua casa de veraneio fique atento pois essa revisão deve ser mais frequente por causa da ação da maresia e da salinidade nas estruturas do padrão de entrada e instalações internas das residências. É comum, durante essas inspeções, a constatação da necessidade de substituição de disjuntores, fiação, quadros elétricos, tomadas e outros elementos que estejam danificados pelo tempo de construção do imóvel que também deve ser levado em consideração”, destaca o especialista.

Para os alagoanos que vão optar pelo aluguel de casas de veraneio, a dica primordial é buscar informações com o proprietário sobre o estado da fiação da casa e há quanto tempo ela foi erguida – o tempo médio da durabilidade de toda a fiação é de 15 anos, após esse período, o recomendado é contratar um eletricista para revisão geral.

Etapas da Revisão Elétrica

Com a ajuda de um profissional capacitado, deve-se:

  • Inspecionar o poste padrão, fiação de entrada da energia e caixa de entrada onde é instalado o medidor, avaliando o estado de conservação e oxidações que comprometam a estrutura da instalação;

  • Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e se estão dimensionados de forma adequada a demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;

  • Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que todos os equipamentos se encontram em perfeitas condições de uso;

  • Identificar os produtos a serem trocados, caso os mesmos apresentem falhas e depreciações, realizar os reparos necessários;

  • Testar todas as instalações e se certificar de que tudo se encontra de acordo com as normas ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039, que regulam as ligações de baixa (até 1.000V) e média tensão (de 1.000V até 36.200V).

Dicas de economia

Além de evitar acidentes, esse gesto também pode representar uma boa economia na conta de luz. Afinal, se o cliente se preocupa em providenciar uma boa revisão na casa é possível evitar o vazamento de corrente que consiste no gasto involuntário da eletricidade e acontece quando a energia ‘foge’ de fios para as paredes ou pisos, por problemas no isolamento das fiações.

Outro alerta importante, está relacionado à utilização de eletrodomésticos antigos e ultrapassados. Para poupar o transporte de bagagens, muitos consumidores têm o hábito de manter nos imóveis equipamentos que não estão em bom estado de conservação que acabam sendo os grandes vilões quando a conta de luz chega no final do mês.

“Caso os eletrodomésticos como televisão, liquidificador, máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira, ventilador e ar condicionado estejam obsoletos, é importante fazer a substituição por equipamentos mais modernos e eficientes ou levá-los em uma assistência técnica de confiança, para fazer uma boa manutenção e jamais tentar consertar o equipamento por conta própria”, conclui o executivo.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 10/02/2022

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.