Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Confira como economizar energia elétrica na decoração natalina

Equatorial dá dicas de como caprichar na decoração de Natal sem que as luzes pesem na fatura do mês

Novo ou reaproveitado de anos anteriores, o tradicional pisca-pisca é um dos elementos que merecem toda a atenção.

Com a aproximação das comemorações natalinas e para trazer à tona toda a magia que acompanha a época do ano, muitos alagoanos já começaram a comprar ou tirar dos armários as decorações e iluminações de Natal. E com o intuito de orientar a população sobre como evitar o aumento na conta de luz durante o período, sem deixar de caprichar na ornamentação simbólica, a Equatorial Alagoas separou algumas recomendações simples, mas que vão fazer toda a diferença no final do mês.

Novo ou reaproveitado de anos anteriores, o tradicional pisca-pisca é um dos elementos que merecem toda a atenção. O principal segredo é optar por aqueles que possuem lâmpadas de LED. Para se ter uma ideia, cerca de 100 mini lâmpadas convencionais possuem em média uma potência de 35W, enquanto a mesma quantidade de lâmpadas de LED possui potência média de 5W, sete vezes menor. Apesar de ser um pouco mais caras, duram até seis vezes mais.

Segundo o gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, é crucial que a decoração artificial, seja de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificada pelo Inmetro. Além disso, ele também destaca que as embalagens dos enfeites com lâmpadas devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso e manuseio.

“Os artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são os mais procurados e comercializados nesta época do ano e geralmente provocam impactos na conta de luz, mas com hábitos mais conscientes é possível reduzir os gastos. Outra prática que é importante lembrar, é desligar as luzes no período em que não houver movimento na residência e durante o dia. Também é possível instalar um temporizador que pode programar o liga e desliga das lâmpadas”, explica Morais. 

Decoração segura

A Equatorial reforça ainda, que ao decorar a casa ou o ambiente, é preciso estar atento também à segurança. Por isso, confira outras dicas importantes:

– Faça revisão dos fios decorativos e piscas antes da instalação, principalmente se for reaproveitar o material do ano anterior;

 – Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros e têm maior durabilidade;

- Evite instalar a decoração natalina com as mãos ou os pés molhados,     pois isso pode gerar risco de choque;

 – Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue;

-  Não faça emendas nos fios do circuito da iluminação de Natal;

- No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”;

- Não utilize benjamins, nem sobrecarregue o circuito da tomada. Isso pode superaquecer os fios e causar incêndios ou curtos-circuitos;

– Não faça ligações clandestinas de energia para a iluminação natalina. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

- Cuidado com as crianças! Elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusear indevidamente os enfeites;

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.