Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

Compromisso ambiental: Equatorial realiza coleta e descarte de equipamentos ineficientes da Campanha Energia em Dia

Por meio de logística reversa distribuidora reforça a importância da responsabilidade sustentável 

Descartar eletrodomésticos e eletrônicos adequadamente é também um compromisso social e ambiental. Com o objetivo de cumprir o regulamento da campanha Energia em Dia e promover atitudes inspiradoras e de sustentabilidade, a Equatorial Alagoas investe em logística reversa e destina todos os equipamentos substituídos das residências dos ganhadores do Prêmio Extra Casa Eficiente de maneira sustentável e respeitando o meio ambiente.

Como etapa da premiação, após a realização do diagnóstico na casa do cliente contemplado, os equipamentos que foram identificados como ineficientes e trocados por outros novos e de baixo consumo de energia elétrica, a Equatorial destina a um processo de descarte especializado.

Este procedimento, é realizado por uma empresa parceira da distribuidora, que fica responsável por conduzir todo o fluxo, conforme determina a regulamentação federal que rege os Projetos de Eficiência Energética, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não podendo, portanto, o cliente contemplado manter a posse desses equipamentos antigos e ineficientes.

Logística reversa

A Equatorial destaca, que é fundamental que os eletrodomésticos, assim como os aparelhos digitais, sejam descartados de maneira correta, considerando que muitos dos seus componentes têm elevado potencial de poluição. Nesse sentido, a logística reversa ganha cada vez mais importância.

Entre os equipamentos já coletados dos ganhadores do prêmio Casa Eficiente estão: geladeiras, lâmpadas bulbo, maquinas de lavar, micro-ondas e televisão. Como parte do processo de logística reversa, todos esses materiais diagnosticados como de alto consumo de energia, passarão a contribuir com a redução do desperdício de matéria-prima promovendo tanto a reutilização quanto a reciclagem dos produtos.

Durante o processo de descarte, é realizada a separação dos resíduos como plástico, ferro, placas, que são destinados aos fornecedores ou empresas do setor industrial, para que seja feita a manipulação, o reaproveitamento, assim como a produção de outras matérias primas.

“As vantagens são muitas. Além de evitar a degradação ambiental estamos contribuindo com a economia de matéria-prima, economizando recursos naturais. A partir do momento que estamos devolvendo a matéria-prima por meio da logística reversa, isso evita que sejam extraídos dos nossos recursos naturais metais preciosos que muitos já estão escassos”, explica a representante da empresa Bio Digital, Rúbia Firmino.

De acordo com um levantamento de dados feito pela distribuidora, a economia total projetada nas dez residências dos ganhadores do prêmio Extra Casa Eficiente do 1º e 2º sorteio, é de 1.561,06 kWh/mês e 18,73 MWh/ano. Em média, a economia percentual na residência será de 61% em relação ao consumo antes da troca dos equipamentos.

Consequências do descarte ilegal 

O lixo eletrônico tem se tornado um grande problema ambiental não só em Alagoas, como em outros estados da federação, considerando que na maioria das vezes ele não é descartado nos locais corretos. Muitos consumidores, tendem a deixar esses itens armazenados em casa até o dia em que fazem o descarte no lixo comum, gerando o vazamento de substâncias e contaminando o solo e os lençóis freáticos, os quais são responsáveis por boa parte da água que consumimos. 

Por isso, a distribuidora faz o alerta que esses resíduos não devem, em hipótese alguma, ser depositados diretamente na natureza, como em aterros sanitários, na rua ou junto com o lixo comum, pois essa atitude pode acarretar problemas ambientais e contaminações diversas.

“Concluímos o sorteio do Prêmio Extra Casa Eficiente com sucesso e o nosso sentimento é de dever cumprido. Sabemos a importância de realizar o descarte correto e a nossa intenção é que os nossos clientes busquem também soluções que não prejudiquem o meio ambiente na hora que for se desfazer de um eletrodoméstico ou eletrônico que já não esteja mais sendo útil. A Equatorial continuará promovendo ações de sustentabilidade e a população pode também contribuir fazendo a sua parte”, destaca o gerente de relacionamento com o cliente, Carlos Morais.

É fundamental que os consumidores que desejam descartar seus equipamentos ineficientes de forma segura, procurem os espaços preparados e devidamente regularizados para esse tipo de descarte, evitando a poluição ambiental.  

Em caso de dúvidas ou mais informações para saber os locais de coleta e descarte de resíduos sólidos, a população poderá entrar em contato com as secretarias municipais ligadas ao meio ambiente mais próxima da sua localidade.

A Equatorial Alagoas reforça, que a preservação do meio ambiente, assim como a adoção de uma política de redução de danos, é responsabilidade de todos, uma vez que toda e qualquer pessoa vive e depende da natureza para sua sobrevivência.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.