Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Com clima mais ameno, aumenta procura por chuveiros elétricos e Equatorial dá dicas para economizar energia no outono

Acionamento frequente desses equipamentos pode gerar impactos na conta de luz, mas com atitudes simples, é possível utilizá-los sem comprometer o orçamento

O outono começou no último domingo (20) e os alagoanos já conseguem desfrutar de um clima mais ameno, resultado da queda nas temperaturas e chuvas mais frequentes. Por isso, a procura por chuveiros elétricos aumenta consideravelmente nesta época do ano. Com a chegada da estação, a Equatorial Alagoas dá dicas para economizar energia ao utilizar esses equipamentos, sem abrir mão do conforto e sem comprometer o orçamento.

Atenção redobrada à resistência e temperatura da água do chuveiro

Quem tem chuveiro elétrico em casa deve trocar a resistência do aparelho de tempos em tempos. O alerta é do engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Rodolpho Ribeiro. “A resistência de um chuveiro comum pode durar até 3 anos se observados alguns cuidados na instalação e nos costumes durante o uso”, explica.

Se a água demorar muito para esquentar ou sequer ficar morna, é bem provável que já seja a hora de trocar a resistência do equipamento. Neste caso, não é recomendado reutilizá-la, especialmente se ela estiver queimada.  “Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em adotar essa prática, mas esse é um hábito extremamente perigoso, pois pode ocasionar um curto-circuito durante o banho”, destaca.

Eficiência Energética

Um dos fatores mais importantes e que pode impactar no valor da conta de luz do fim do mês diz respeito à regulagem da temperatura da água do chuveiro. O engenheiro da Equatorial reforça essa dica e complementa: “deixar o aquecimento no mínimo consome menos energia. Por isso, recomendo que, sempre que for preciso acionar o equipamento, colocar a água numa temperatura agradável, mas não muito quente. Essa prática vai economizar na conta de luz e aumentar a durabilidade do chuveiro”, diz.

Também é fundamental prestar atenção se o aparelho possui a etiqueta do Inmetro, que indica que o produto foi devidamente testado e traz informações sobre eficiência energética, consumo médio mensal e classe de potência, por exemplo. A maioria dos chuveiros tem classificação D, E ou F. Escolha sempre os mais próximos de “A” que são os mais econômicos.

“Aparelhos que possuem o nível ‘A’ de eficiência são os mais recomendados, pois, além da economia financeira, aqueles que apresentam melhor aproveitamento da energia consumida”, explica o engenheiro da Distribuidora.

Confira outras dicas para economizar energia no outono:

•      Evite banhos longos e se ensaboe com o chuveiro sempre desligado;

•      Compre chuveiros de acordo com as características da família: quantidade de pessoas e hábitos de consumo;

•      Opte por chuveiros com regulagem eletrônica de temperatura;

•      Deixe a chave do chuveiro elétrico na posição “verão” quando não estiver tão frio;

• Opte por um interruptor exclusivo e adequado para o chuveiro que permita desligar a alimentação enquanto não estiver sendo usado.

•      Considere a potência do disjuntor que está associado à ligação do chuveiro elétrico. O ideal é que o chuveiro tenha um circuito independente para ele.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 23/02/2022

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.